terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Se o sol não iluminasse... (Tagore)

Se o sol não iluminasse, derramando inestimáveis
bênçãos que aquecem e alimentam;

Se a lua não trouxesse tanta poesia às noites
de minhas esperanças;

Se o mar não fosse tão rico, ostentando a fluência
de suas águas azulíneas, na vastidão dos espaços;

Se o verde das campinas não oferecesse reconforto
e refazimento aos meus olhos crestados pelas desilusões;

Se a música que as aves sabem executar não ressoasse
em meu ser, qual mensagem de vida e alegria;

Se eu não encontrasse na candura da flor
alívio e esperança para as amarguras do mundo;

Se o sorriso da criança não me falasse de um
futuro melhor, referto de entendimento e concórdia;

Se eu, finalmente, não percebesse, nos horizontes da
própria alma, a aurora da imortalidade venturosa, talvez
ainda assim não duvidasse de Tua existência, Senhor!


(No Bosque da Solidão - Tagore além das estrelas - Tagore/ Ariston Santana Teles)